sábado, 1 de novembro de 2008

E os outros?

Era óbvio que eu não poderia esquecer de citar alguns jogos que também criaram uma "engine" propriamente dita. Aqui, eu vou falar do complemento do citado abaixo:

GTA... Ah sim... O bom e velho Grand Theft Auto... Esse jogo virou uma mania sem precendentes. O sucesso é tão grande, que haverá pessoas jogando ele mesmo daqui a 10 anos.
E pensar que ele nasceu como um jogo com visão aérea e temática engraçada e nonsense... Hoje em dia, todos aqueles que só pegaram o GTA do PS 2 ou do X-Box, não podem nem olhar para o GTA 1 e 2 do PS 1. A mudança foi tão drástica, que os mais céticos custam a acreditar que o GTA já foi daquele jeito.
Isso não é importante agora. O que importa, é que GTA 3 criou um estilo de jogo único e viciante. A liberdade de poder andar onde você quiser (com excessão do mar) e quando você quiser cria uma jogatina difícil de enjoar. E o sucesso cresceu mais ainda com GTA: Vice City. E triplicou em GTA: San Andreas. E chegou ao topo com o novo GTA 4! Isso com certeza faz você querer jogá-lo, pois com uma idéia assim, é impossivel você reclamar por mal escolha! Bem... As outras empresas de video games também sabiam disso.

Eu não sei qual foi o primeiro jogo parecido com GTA que saiu. Mas vou começar com True Crime. Era o mesmo estilo de jogo, mas em vez de ser um traficante/ladrão/rapper, você é um policial. Apesar disso, existiam algumas diferenças significativas, como a possibilidade de prender alguém suspeito ou interrogar alguém.
Depois disso, vem GodFather (jogo extremamente bom. Eu recomendo), Mafia e ScarFace. Mesmo estilo, com algumas diferenças e o fato dos jogos se passaram na época de 70.
Mercenaries 1 e 2 (bons jogos também). Na real, o estilo é um pouco diferenciado, o que é bom. A diferença é que no jogo, você está no meio de uma guerra.
Getaway, Reservoir Dogs e Driver 3 tentaram chamar atenção, mas não conseguiram.
Saints Row (1 e 2) do X-Box 360, é o único possivel "rival" de GTA.
Yakuza (1 e 2). Não vou comentar nada demais aqui, só o fato dele ser o jogo mais próximo possível do imortal Shenmue, do Dreancast.

E nãó fica só limitado ao GTA:

Burnout veio como um jogo de corrida diferenciado, que demorou 3 títulos para ser reconhecido (sendo que o melhor, na minha opinião, é o quarto jogo da série, o Burnout Revenge). O foco era a destruição. Certo, essa já é uma velha tentativa dos video games. Mas Burnout tentou ser algo a mais.
O que veio depois disso? FlatOut 1 e 2, o revivido Destruction Derby: Arena, Crash n' Burn, para citar alguns.

No genero corrida, temos Need for Speed: Underground 1 e 2. Depois desses, veio Midnight Club 3 (completamente animal), The Fast and The Furious, Juiced 1 e 2 e claro, Need for Speed Most Wanted e Carbom.

Aventura, foi Jak. Depois do suposto sucesso dele (ou tentativa de), Ratchet & Clanck apareceu e se tornou um ícone da Sony.

Ação em primeira pessoa, era meio óbvio que saísse algo parecido com Medal of Honor: Frontline. Tirando os outros 3 MoH que surgiram, Call of Duty foi o que chamou mais a atenção. Mas ainda temos Brothers in Arms, melhor visto no PC.

Cold Fear foi uma tentativa de Resident Evil 4; Obscure foi uma tentativa falhada de Silent Hill; Black conseguiu ser o jogo que Red Faction não conseguiu; Gears of War teve boas vertentes, como Army of Two; Top Spin bateu de frente com Virtua Tennis; Dead or Alive 4 surpreendeu tanto como Virtua Fighter 5... Enfim, existem muitos, mas é bem possível que você se canse se eu postar todos.

Bem pessoal, é isso aí. Só para lembrar que isso é apenas meu ponto de vista. Um ponto de vista de um viciado em video games que não vaiu fazer nem um tipo de faculdade ou curso superior.
Eu só queria saber quantas pessoas tem a mesma opinião que eu...

Até a próxima!

Nenhum comentário: