sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ah se saísse para a Nova Geração...

Se você é um gamer da época em que o PS 1, Dreancast e N64 estava em alta, então deve ter passado por isso. Obviamente, quanto mais antigo o gamer, mais experiência nesse assunto ele terá.
Vou tratar aqui, os jogos considerados "Obras de Arte" que em seu respectivo console fizeram um sucesso estrondosso, mas não chegaram a Nova Geração.
Quantos jogos você chegou a jogar, chorar, se entusiasmar, zerar, jogar de novo e zerar de novo, de tão bom que é o jogo? Não consegue se lembrar? Tudo bem... Eu ajudo:

Shenmue, para Dreancast. Esse jogo nos trousse uma nova experiência. Um jogo de ação livre, com uma ótima engine para as lutas, usando perfeitamente um sistema de skills bem bolado. Junto com o fato de você ter que trabalhar para ganhar dinheiro e outros aspectos tentando simular uma vida real.
Esse é um dos jogos que eu me arrependo seriamente de não ter zerado. E é claro que eu não me preocupava, pois um jogo desse nível DEVERIA ir para a Nova Geração! Mas ele não foi... O projeto dele deve ter sido consumido para ascender a lareira do criador do jogo. Minto... Eles relançaram o Shenmue II para o X-Box. Mas foi só isso! Nem o Shenmue Online, previsto para os PCs, deu notícias. E a desculpa de que a Sega faliu como empresa de video games, não é suficiente.

Parasite Eve me dá muito mais raiva do que Shenmue, pois esse eu zerei os dois títulos do PS 1. Eles conseguiram fazer o primeiro RPG-Ação que me trancou na frente da TV por algum tempo. Mesmo Parasite Eve 2 sendo mais ação do que rpg, ainda era um ótimo jogo! Não jogou ainda? Então jogue e entre na minha equipe de odiar o fato de não sair um Parasite Eve 3! Ah sim, me parece que vai sair um novo para PSP (ainda não foi definido se a história será continuação ou uma coisa completamente diferente), mas daí, eu não vou ter como jogar. Legal né?

Legend of Dragoon. Quantos dos 100% dos jogadores desse jogo queriam que ele tivessem uma continuação? Praticamente 99%. Sem exagero. Esse jogo é MUITO bom! Com gráficos poderosos (pra época) e sistema de combate super inovador, esse jogo fez inúmeros fãs pelo mundo dos RPGs, sendo considerados por muitos, até melhor do que a série Final Fantasy. Mas infelizmente, a Sony não quer reciclar o jogo para ganhar mais dinheiro... Que pena...
Isso também aconteceu com Chrono Cross. E Vagrant Story.

Final Fantasy Tactics. Ele ainda é o melhor RPG - Tático que já foi lançado na história dos video games. É verdade que saíram uns muitos bons, como Disgaea (e todos os outros títulos da Nippon Ichi), Namco X Capcom (esse é pros gamers antigos) e até mesmo Final Fantasy Tactics Advanced, mas nenhum deles chega perto da grandeza desse título da antiga SquareSoft. O por que deles não lançarem um Final Fantasy Tactics 2, eu não sei. A única coisa que eles fizeram foi refazer o título para PSP, que conseguiu ficar ainda melhor do que já era.

Também é óbvio ver que alguns títulos que foram para a Nova Geração, ou não ficaram conhecidas, ou ficaram uma porcaria: Legaia 2: Duel Saga (é bom, mas o primeiro ainda é melhor), Altered Beast (ruim pra caramba), Yu-Gi-Oh (um mais estranho que o outro), Dawn of Mana (também é bom, mas o jogo é colorido e infantil demais pra mim), Gauntlet (o que era ruim, se tornou ainda pior), Castlevania (ficou em 3D, como eu já comentei. Isso já é motivo pra muita gente não jogá-lo), Syphon Filter (SF: Omega Stream quase afundou de vez a série. Por sorte, Dark Mirror veio para salvá-lo), Phantasy Star (é muito bom, só é desconhecido), etc...

E aqueles que honraram o nome que tinham: Final Fantasy (é... Pode se dizer que ele perdeu um pouco do foco por causa da saída do criador da série da Square Enix. E FX 12 é uma tremenda porcaria), Metal Gear (não tem como decepcionar), Silent Hill (idem), Resident Evil (RE4 criou milhões de fãs, mas perdeu o que os antigos tinham de mais legal: terror), Xenosaga (a origem de Xenogears), Tomb Raider, Medal of Honor e muitos, muitos outros.

Isso que eu estou pegando jogos não tão antigos assim (se você considerar o SNES para o N64, por exemplo). Existe milhares de jogos excelentes para SNES ou Mega Driver que mereciam uma nova versão, mas que acabaram morrendo nas mãos de sua empresa. Bem... Ta certo que aquele assunto que eu postei mais cedo, também entra aqui. Eu prefiro que não saia, do que sair ruim.

Como sempre, eu me desculpo se eu deixei alguma coisa passar em branco (e nesse post, eu tenho certeza absoluta disso). Eu poderia falar mais sobre esse assunto, mas ele teria o tamanho de 3 ou 4 posts... Então é melhor guardar minhas opiniões só para aqueles que me contactarem!

Até a próxima!

2 comentários:

Kamen Rider Negatis disse...

Tem séries que é melhor deixar lembranças boas que novas versões ruins (Sonic que o diga).
Jogos que eu queria uma nova versão: Star Fox Wii (de nave), Kid Icarus (tem quem diga que estão faendo um novo, mas), StarTropics (Esse não saiu nem dos 8-bit, tadinho...), Shenmue (sim, todo mundo quer), Super Mario Bros 3(2), Final Fantasy "deverdade", Super Mario RPG 2 (feito pela Square Enix!), Rival Schools, Megaman "deverdade", Metroid 2D, Ys, X, Contra 5 (o 4 ficou animal), Resident Evil "desurvivalhorror", Chrono Trigger 2, Chrono Cross 2, Xenogears 2, Legaia 3, Goldeneye REMAKE, Streets of Rage IV, Final Fight "deverdade", Alien vs Predator (que nem aquele beat-em up antigão da Capcom), Marvel vs Capcom 3, Power Stone 3, Evolutia 2 e mais outros que eu não lembro agora. Tá se sairem tudo de uma vez eu não vou ter tempo/dinheiro pra jogar tudo, mas...
Quanto a Xenosaga: como assim origem de Xenogears? Não era de outra produtora? Ou entendi errado?

Ikari disse...

Cara, tu me lembrasse de uns ótimos jogos para se fazer uma continuação!

E a parada do Xenosaga, eh q a Square vendo TODOS os direitos de Xenogears para a Namco. Ou seja, eles poderiam modificar a historia da maneira q eles quisesem... Mas entao, eles decidiram explicar como tudo começou e pq o universo eh tão fudido assim... Eh animal!!!