sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mudança de Gêneros e Estilos

Uma das coisas mais normais que acontecem nos video games hoje em dia, é o risco que certas produtoras correm para "reciclar" seus antigos títulos. Ou seja, fazem um novo, com o mesmo estilo e característica, mas com outra história e em outro lugar.
As vezes, isso da muito certo. Esse novos títulos fazem um sucesso tão alto quanto o seu primeiro título (e até em aguns casos, maior do que o original), mas em muitos outros, eles deslizam. Eles se perguntam o por que aquele título não fez sucesso, e depois de algumas conclusões, eles lançam mais um, concertando todos os defeitos do anterior e tentando adicionar o máximo possível de novidades. Se dessa vez não fez sucesso, as produtoras chegam a duas alternativas: abandonar de vez o game ou mudá-lo completamente. É aí que a coisa pega!
Mudar o gênero do jogo, que já foi consagrado pelos fãs, é atirar no escuro. Para que os fãs gostem, o jogo deve ser MUITO bem feito. E ainda sim, os fãs mais saudosistas irão reclamar do jogo, mesmo que ele esteja perfeito (assim como eu). Por que eu iria jogar Tenchu de Corrida ou Syphon Filter de Futebol, se o que fazem esses títulos bons são os assassinatos e espionagem? Eu sei que posso estar exagerando (bem, na verdade, eu estou), mas todos sabem que existem jogos que só são bons DAQUELE jeito. Não é como Mario que faz tudo e que a maioria sai bem! Ou até mesmo um crossover que juntou personagens de jogos de luta de diferentes títulos para se quebrarem na porrada sem nenhum objetivo aparente!
Veja meus exemplos:

Eu vou começar com o título que mais me da raiva: Final Fantasy XII. Esse (a linha Final Fantasy) é um dos meus RPGs preferidos (e olha que eu já joguei um monte), mas o que a Square Enix fez com o FFXII foi lamentável. Qual o problema, você pergunta? Esses:
1) Eu gostaria MUITO de poder JOGAR o jogo, e não apertar UM botão e ficar assistindo a animação da porrada rolar na tela! Isso é coisa de jogo online!
2) Eu não sei o que deu nos desenhistas dos personagens do jogo, mas o fato é que os dois personagens principais são idênticos a Tidus e Yuna, de FFX! Isso pra mim é falta de criatividade!
3) Se as quests de FFX já eram difíceis, as desse jogo são RIDÍCULAS! Ter 1% de chance de pegar tal item em um tal baú é idiota!
4) Como já não bastasse o dano máximo ter passado de 9999 em FFX (mesmo podendo dar mais de 10000 em FFVIII, invocando Eden), eles decidiram dar mais níveis para as magias! Firaga ou Thundaga é completamente bem vindo, agora Firaja e Thundaja é sem sentido! Sem contar que as magias de status também ganharam novos níveis, como Blindga, Hastega e Slowga (esses foram criados em FFX) e Poisonga.
Existem outros problemas, mas nem vou comentar aqui. Apesar de tudo isso, eu tenho que bater palmas para o "gráfico", que ficou com uma qualidade absurda. Nem o fato de você não poder mais invocar Shiva ou Bahamut me incomoda. Mas isso não é o suficiente pra mim jogar esse jogo!

Outro bom exemplo é o título Need for Speed. Todos os que já jogaram esse jogo, sabe que o forte dele eram as corridas "sem leis". Isso foi reforçado com NFS: Underground, onde a personalização do carro era a grande moral.
Mas foi em NFS: Underground 2 que o título chegou ao seu topo, incluindo a divertida e viciante possibilidade de andar livremente pela cidade onde as corridas acontecem. O sucesso foi tão grande, que os dois próximos jogos da franquia seguiram na mesma linha, fazendo também um grande sucesso (e é claro, isso também gerou dezenas de outros jogos de corrida do mesmo estilo, como Midnight Club 3, Juiced, Fast and Furious, etc...). Mas quando foi anunciado que NFS: Pro Street deixaria de ser um jogo voltado para as corridas sem leis e para a personalização, os fãs quiseram se matar! Por que essa mudança tão repentina? Será que NFS: Carbon não deu tanto lucro assim pra produtora?
Seja lá qual for o motivo, não será o suficiente para esconder o fato de que NFS: Pro Street ficou um lixo. NFS: Undercover está aí para tentar arrumar isso.

Os fãs de Star Craft também já passaram por isso. Depois de passarem anos pedindo e implorando por um novo jogo, a Blizzard (produtora) decidiu atender o pedido deles, mas com um porém: o jogo não seria de estratégia, e sim, de ação. Tentem imaginar a decepção dos fãs. Obviamente, o jogo não ficou conhecido.
Star Craft 2 está para ser lançado só agora, mas pelo menos, parece que esse vai honrar os seus jogadores.

Querendo ou não, Resident Evil sofreu uma grande mudança. Em RE 4, não só a "engine" do jogo foi totalmente modificada e do estilo Survivor/Horror, o jogo se tornou Ação. Na parte da mudança de jogabilidade, eu não tenho absolutamente nada contra! Eu adorei o novo estilo de jogo, dando possibilidades de você escolher onde quer atirar. E é claro, conseguiram deixar a Faca útil! Agora sobre o fato deles mudarem o estilo, eu estou realmente muito furioso. Eu zerei RE 4 e não levei NENHUM susto! Em nenhuma parte do jogo eu fiquei com aquele ar de estar indefeso e cercado por inimigos. Por que? Por que eu sabia que não ia morrer! Com a quantidade de balas que eu consegui, eu não tinha medo de nada. Por parte, isso deixa o jogo mais fácil, mas isso não é uma característica de um survivor/horror!
Não pensem errado: eu adoro RE 4, mas devido a essas falhas, o meu RE preferido ainda é o RE 2 (e imagino que continuará sendo por um longo tempo). RE 5 está vindo aí, e mesmo com as promessas da Capcom, dizendo que as partes assustadoras irão retornar, os vídeos demonstram um RE 4 com gráficos melhorados e possibilidades a mais...

Outros exemplos: Syphon Filter: Omega Stream ficou uma porcaria por que não existem mais partes de investigação; Commandos (jogo de estratégia muito conhecido no PC) tentou inovar com o seu Commandos: Strike Force, se tornando um FPS. Teve um resultado nada agrandável; O último Crash não agradou por se tratar de um jogo infantil; Suikoden já tinha pisado na bola quando se tornou 3D, mas piorou ainda mais quando saiu Suikoden Tactics; Burnout Paradise ficou legal com o fato da gente poder correr livremente pela cidade, mas isso pode fazer você se perder durante a corrida a qualquer instante; Mortal Kombat: Shaolin Monks (aventura) foi bem produzido, mas os Fatalites deixaram a desejar (e muito).

Enfim, eu sei que eu coloquei poucos exemplos para um assunto tão importante como esse, mas o fato é que existem milhares de exemplos para colocar e eu iria me perder se colocasse a metade deles. Me desculpem se eu falei de um jogo que você gostou da mudança, mas eu só estou colocando meu ponto de vista. Afinal de contas, alguns jogos mudam de gênero, mas continuam muito bons!

Por enquanto é só! Até a próxima!

6 comentários:

Fernando Shiruba disse...

Concordo ;D

E parabéns pelo blog, tua redação é ótima :P

Ikari disse...

Vlw Shi!!!

Israel Chaves disse...

Como sempre, você escreve super bem. Sempre leio seus posts, só não comento...
Mas agora, uma correção: Hastega e Slowga já existiam no FF V. Não é coisa do X.

Ikari disse...

Tem certeza?

Isso não eh coisa do FFV Advanced?

Kamen Rider Negatis disse...

Agora você devia fazer um post sobre as mudanças que deram certo e ficaram melhores que os originais, tipo Symphony of the Night, Mario RPG, Mario 64, Ocarina of Time etc.

Ikari disse...

Era uma boa...

Boa idéia Fernando! Vou fazer algo a respeito!