segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Conversões 2D para 3D

Um fato comprovado no mundo dos video games é que, mesmo com esses video games super novos e com uma tecnologia muito maior do que aqueles em que começamos a nos viciar, você ainda tem vontade de jogar aquele Super Mario, Sonic, Alex Kidd ou Tetris, não é? Mas por que será? Com novas tecnologias e tudo mais, os produtores poderiam nos trazer esses mesmo jogos, só que melhorados de um jeito, que nunca mais iríamos querer jogar outra coisa! Então por que eles não fazem? Bem... Na verdade, eles fizeram... Mas na minha opinião sincera, eles tentaram usar tecnologia demais!

Veja os últimos jogos de Sonic, por exemplo. Depois que eles tornaram o jogo em 3D, quantos dos 100% dos jogadores dos Sonic's antigos gostaram? Eu chuto que foi uns 7 a 8%. Realmente, a conversão foi uma porcaria a parte. Até mesmo o do Dreancast, dito o melhor 3D que já saiu, perdeu toda aquela essência de cair num espinho e morrer.

Isso não aconteceu com Mario. Mario 64 criou ainda mais fãs do que já tinha. Depois disso ainda veio Mario Sunshine, do Game Cube e por fim, Mario Galaxy (do Nintendo Wii), que fez o jogo mais vendido da história dos video games ser AINDA mais popular.

Mas por que Mario ficou tão bom em 3D e Sonic não? Essa é uma resposta que venho procurando à anos. Acho que só Shigeru Miyamoto pode me responder isso. Aliás, ele realmente pode, pois ele conseguiu deixar um dos meus jogos favoritos do SNES ainda melhor em 3D: The Legend of Zelda. A fórmula que ele usou em TLoZ: Ocarina of Time me deixou tão impressionado, que até hoje eu quero pegar um Nintendo 64 só pra zerar esse jogo DE NOVO! Não que o Majora's Mask (segundo e último Zelda lançado para N64) seja ruim -bem pelo contrário -, mas o Ocarina of Time ainda é meu preferido.

Mas eu vou aumentar um pouco a geração. Vou para o Playstation 1 e um pouco de Playstation 2.
Começando com Street Fighter. O que você achou da conversão desse jogo para 3D? Diga a verdade: não é ruim, mas perdeu muito do seu charme. Digo o mesmo para Samurai Spirits e The King of Fighters.

Uma boa conversão que eu me lembre, é a continuação espiritual de Chrono Trigger, Chrono Cross. Cara, eu zerei esse jogo 8 vezes e ainda quero jogar de novo.

Contra deixou muito a desejar; a conversão de Metal Slug foi ruim pra caramba. Isso prova que esse estilo de jogo deve permanecer em 2D (mesmo achando que Red Star, de PS 2, ficou bom).

Suikoden, um jogo que eu adorava (e ainda estou furioso de ter perdido 88 horas de Suikoden 2, do PS 1, por causa de um bug no Memory Card), ficou um LIXO em 3D. Todos os Team Atacks, que são os golpes mais legais do segundo jogo, ficaram muitos ruins nos novos!

Worms perdeu toda a graça ao ir para 3D.

GTA merece um prêmio pela conversão. Ela o fez um dos jogos mais populares da história dos video games, junto com as séries Final Fantasy, Tales of (que continuou com aquele aspecto "anime" que eu tanto gosto) e Metal Gear (um dos jogos mais brilhantes que eu já joguei).

Mega Man teve seu declinio em Mega Man Legends, do PS 1. Só no PS 2, com o lançamento de MM X7 e X8 que a série voltou a ter seu charme (mesmo alguns aspectos do cenário terem se tornado 3D).

Castlevania: Lament of Innocense e Curse of Darkness são bons jogos, mas nada comparado ao que Symphony of the Night, foi para o PS 1. Curse of Darkness tentou ser um SotN da vida, mas não conseguiu.

Xenogears nunca foi exatamente em 2D, mas a trilogia Xenosaga ficou animal, esbojando de gráficos bonitos e conversas MUITO longas. Aliás, esse é o jogo com a história mais bem bolada que eu já joguei.

Enfim, existe muitos outros, mas de alguns eu não posso nem comentar, pois não cheguei a jogar. É o caso de Bomberman, Wild Arms, Dragon Quest, Final Fight e Digital Devil Saga. Desses e de mais alguns jogos, as opiniões são distintas e nunca pendem para um lado certo. Uns dizem que ficou muito bom, outros, só criticam. E me desculpem se eu esqueci de algum jogo importante para se colocar aqui. Eu sei que sou viciado, mas existem outras coisas que ocupam minha mente (como Animes e RPG).

Por enquanto é só! Já tenho o assunto para o próximo post, então estejam preparados para voltar aqui e ler e/ou comentar!

2 comentários:

Kamen Rider Negatis disse...

Halo pra você!
Concordo com quase tudo oq cê disse/escreveu.
Sonic foi totalmente desmembrado porquê seus criadores(pessoas, não empresa), não fazem mais seus jogos, enquanto Mario continua sobre a tutela do trio Miyamoto- Kondo-Tezuka.
Zelda não é mais dirigido pelo Miyamoto e sim pelo Eiji Aonuma (criador do excelente Marvelous pra SNES que, alías, foi o jogo que convenceu o tio Miya a contratar o cara) desde Ocarina of Time.
Street Fighter, Samurai Spirits/Shodown e KoF ficaram mais-ou-menos em 3D (Mais perto de MK, eles são maravilhosos ^-^).
Chrono Cross não é bem continuação de Chrono Trigger, e sim um Crossover, mas tá valendo.
Contra depois do Snes/Mega Drive, foi praticamente destruído, mas deu um puta de um retorna às origens com Contra 4 de DS(e o melhor da série!!!).
Não gosto de GTA, não gosto dos Final Fantasy 3D (tá bom, eu gosto pacas do VII, VIII e tô doido pra jogar o IX), Mas Tales of eu achei que ficou bem melhor em 3D, principalmente o Simphonia do Gamecube.
Mega Man X7 e X8 eu ODIEI, assim como odiei o Dash. Eu fico com o recente Mega Man 9 mesmo.
Porra moço! Você esqueceu de citar Castlevania 64 e Legacy of Darkness do N64!!!
Worms ficou realmente muito chato em 3D...
Quanto aos que vc não comentou por não ter jogado, digo que Bomberman ficou apenas mediano no 64 mas ficou maravilhoso no Cube, Wild Arms manteve o estilo anime e temática, Dragon Quest não mudou nada é tão bom como sempre foi, Final Fight ficou muito "não Final Fight".
Amém!

Ikari disse...

A pois eh... Final Fight eu realmente esqueci, mas Castlevania eu nem quis citar! Mas vc jah disse o q era pra ser dito e eu concordo!

Wild Arms ficou realmente legal e eu to doido pra jogar o REMAKE do WA 1, q saiu pra PS 2.