terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fim das Emoções

Responda rápido: que jogo que você zerou recentemente e sentiu AQUELE ar de superioridade emocional? Essa pergunta lhe confundiu? Então deixe-me explicar...

A um tempo atrás, tive o prazer de jogar o grande Gears of War. Você com certeza conhece esse jogo. Se você nunca ouviu falar, pare de ler esse Blog imediatamente e vá assistir Malhação.
Pois bem... Eu e meu irmão começamos a jogar esse incrivel jogo. Mesmo sendo um jogo lançado a alguns anos atrás (o GoW 2 já havia sido lançado, para você ter uma idéia), nós ficamos impressionados com a qualidade gráfica do jogo. Nós conhecíamos muito bem o potencial da Unreal Engine, mas nada como tirar uma prova real do negócio.
Mais ainda sim, mesmo se os gráficos fossem ruins, o jogo não se estragaria. A mecanica de você ter que usar o cenário para se proteger é fantástica! A atmosfera e os sons te fazem imaginar exatamente como seria se fosse você que tivesse que eliminar uma raça alienígena que carrega armas de fogo.
O jogo inteiro é bom. Algumas pessoas até acharam ele curto, mas eu achei que o tamanho está perfeito. E então eu o zerei... E acabou...
O fim é daqueles que não acabam (am?). Logo no CG final, você vê que ele irá ter uma continuação. Assistindo-o, eu não tive aquela sensação de "AHA!!! Zerei! Ufa... Isso vai ser inesquecível!". E isso me deixa puto, por que o jogo foi bom pra caralho!

Um exemplo: Eu nunca vou me esquecer de quando eu zerei Final Fantasy IX. Foi o primeiro FF que eu tinha chegado ao fim, e aquela sensação que eu tive é indiscritivel! O jogo ficou marcado na minha memória, e mesmo quando sair o FF 200, ele ainda vai estar lá, guardado a sete chaves.

E o que falar de Xenogears então? No final, você enfrenta DEUS!!! Com esse nome mesmo! Não é GOD. É DEUS!!!!!! A batalha épica pra caralho, onde você tem que destruir 4 barreiras antes de tentar matar DEUS, e cada barreira é um BOSS fudido (não pra mim).

Enfrentar o Deus Dragão em Legend of Dragoon; matar o Lavos tanto em Chrono Trigger quanto em Chrono Cross; Matar o Tyrant em Resident Evil (uh bixo do caralho!!!); SOBREVIVER em Dino Crisis; (Quase) Chorar em Metal Gear Solid; Chorar muito pra matar o Omega Weapon, de Final Fantasy VIII; Chorar ainda mais quando você ficar perdido em Myst; ETC...

Hoje em dia os jogos não me dão mais isso. Tem alguns que eu fico REALMENTE contente em zerar, mas não é por causa da emoção. E sim, por causa do enjôo (Shining Force EXA que o diga...)!!! Alguns jogos eu simplesmente quero zerar, pra não olhar mais pra eles (Mercenaries que o diga)!

Mas mesmo com essa onda de coisas ruins, ainda com o PS2 eu tive momentos inesquecíveis. Exemplo: zerar todos os Xenosagas me deixou contente pra caralho; zerar todos os Fatal Frames também, se bem que não tem 1 final que seja FELIZ; Resident Evil: Code Veronica me deixou MUITO (muito mesmo) mais emocionado do que o Resident Evil 4; Okami me deixou com a mesma cara de "QUE JOGO ANIMAL!!!!", quando eu falei isso para The Legend of Zelda: Ocarina of Time; Devil May Cry me fez acreditar que o mundo ainda conseguia fazer um personagem legal; e God of War me fez acreditar que o mundo sabe fazer uma cópia bem feita; Final Fantasy XII me fez acreditar que é possível estragar uma série que está viva a mais de 10 anos; Namco X Capcom me fez acreditar que é possível fazer um Cross-over sem sentido nenhum, ser um bom jogo; Disgaea me fez acreditar que é possível fazer um excelente RPG Tactics, mas é impossível fazer um melhor do que Final Fantasy Tactics; Killzone é animal!!!; The King of Fighters 2002 Ultimate Match é supimpa; E mais um porrilhão de coisa que eu poderia botar aqui.

Isso também por que eu não joguei as coisas do PS3. Com certeza eu vou (quase) chorar com Metal Gear Solid 4 e com Killzone 2. Mas isso já é uma outra história.

Até a próxima!

2 comentários:

Kamen Rider Negatis disse...

Ora, são tantas emoções (Roberto Carlos Mode: OFF)!!!
Eu sou um cara que me emociono fácil, lógico que meu hobby favorito me emociona também.
Me emocionei por terminar games fudidos, por finais felizes ou tristes e talz. Me orgulho até hoje de ter terminado StarTropics de NES (eita jogo fudido) e The Immortal(Esse me fez sentir o cara mais fodão do universo!).
Realmente as gerações atuais tão meio fracas no fator "emotion" (Isso existe?).
Tive o prazer de me emocionar com muitos dos jogos que você citou (Ocarina, Xenogears, Resident Evil, Meta Geeeear me perdi em Myst...). Assim como também terminei muitos jogos só por terminar mesmo (e nunca mais tocar neles).
O último jogo que me emocionou é recente: Mother 3 (Dá pra notar que o pessoal fez o jogo com carinho), que o roteiro praticamente é sobre emoções humanas.
Não falo mais pq minha memória é meio riuzinha e estou com sono (como sempre).

Ikari disse...

PORRA!!!! Ve se acorda!!! uu

uhuauahuahuahauauaahuahu

Se perdeu em Myst? Nao se preocupe: isso eh completamente normal...