segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sem idéias, Cem idéias

Esse assunto está mais voltado para o mercado cinematográfico do que o de video games. Se bem que também acontece nele...

Já perceberam como os filmes de hoje não estão fazendo tanto sucesso quando são idéias novas? Ou como os jogos com um nome novinho não puxam a atenção dos Gamers? Você acha que eu estou ficando louco? Bem, vamos ver:

Em 2005, o Cinema começou a decair. Inúmeros filmes tremendamente esperados foram um fracasso total de bilheteria. Foi um pouco antes dos produtores perceberem que os jogos estavam fazendo uma "estrada" de sucesso por conta própria. Nesse mesmo ano, alguns jogos arrecadaram o dobro (duas vezes mais, pra quem ainda não entendeu) de lucro que os principais lançamentos de HollyWood. Para alguns diretores, isso era um ultraje. Teve muita gente que deixou de ir ao lançamento de um filme por causa de um lançamento de um jogo novo. Esse negócio ficou tão sério, que em algumas cidades dos EUAs, foram PROIBIDAS as datas de lançamento iguais de filmes e jogos.

Tirando Uwe Boll, os produtores/diretores/escritores finalmente começaram a ter um outro olho para os jogos. Principalmente nos EUA, onde os Comics também estavam começando a fazer MAIS lucros do que já faziam. Vocês já sabem o resultado não é?

Os filmes de jogos começaram a serem feitos. Quer dizer, a muito tempo eles já eram feitos (Street Fighter e House of the Dead que os digam). Mas só em 2005 a coisa começou a engrenar na cabeça dos produtores. E muitos outros lançamentos começaram a pipocar.

Todo o pessoal estava desistindo de pensar em histórias novas! Por que ter o trabalho de escrever mais de 10,000 páginas se isso já foi feito e está ali, só esperando para ser comprado? Como disse o próprio Uwe Boll: "Dinheiro eu tenho. Só precisaria fazer com que eles me dessem a permissão pra mim começar as filmagens!". Isso aconteceu quando a Blizzard se recusou a vender os direitos de World of Warcraft e quando Hideo Kojima disse que "Não venderia os direitos de Metal Gear para ele nem por todo o dinheiro do mundo". Esse cara não se toca. E o pior de tudo, é que ele CONTINUA fazendo filme de jogo. Esse ano sai Blood Rayne 2. Imaginem a espectativa da galera depois que souberam que o primeiro filme é considerado a "Pior adaptação de um jogo para os Cinemas". Sim, foi pior do que Street Fighter... E House of the Dead... E Super Mario Bros...

Filmes de Comics são outra história. Eu não gosto de Spider Man, mas adimito que os filmes são realmente muito bons (mesmo não tendo assistido nenhum deles). Iron Man ficou ANIMAL. X-Men, mesmo com todas as críticas negativas, eu achei bom.

Olhando para esses exemplos, você acaba chegando a conclusão que eles são bons por serem americanos. Isso é uma verdade dolorosa. As vezes eu acho que eles fazem os filmes de jogos daquele jeito ruim porque eles não gostam dos japoneses. Mas isso não é verdade, já que Postal e Dugeon Siege são americanos (ou Europeus... Eu não tenho certeza...) e são um lixo. Ta certo que também são de Uwe Boll, então...
O único filme de jogo que eu achei bom foi Hitman. Mas isso deve ser pelo fato de eu não ter jogado nenhum dos seus jogos... Silent Hill é um filme legal, só não tem quase nada a ver com o jogo. Max Payne é um fracasso total, junto com Alone in the Dark e Far Cry (que eu nem me dei o luxo de assistir).

Acho que para arrumar isso, as empresas dententoras dos direitos do jogo deveriam vender somente se os produtores NÃO alterrasem nada. Ou que eles desistissem de uma vez de fazer filmes de jogos e deixassem para os japoneses fazerem tudo em Animação, como ficou o Final Fantasy VII e o Resident Evil. Por mim, pode sair tudo daquele jeito, pois além de ser FIEL, tem AÇÃO em uma animação melhor do que aquelas porras dos filmes de animação dos EUA (vulgo Shrek, Robôs, etc...).

Para os jogos, isso não está TÃO visivel, mas quem é um Gamer ligado em todo tipo de jogo sabe que um ou outro são cópias de jogabilidade com outra história em cima. O melhor exemplo é God of War. Falem o que quiserem, mas GoW foi uma cópia de Devil May Cry, só que foi bem feita e com uma história animal. Mas o fato é, que depois que as empresas viram o sucesso do jogo, elas decidiram pegar a mesma idéia de jogo. Nisso saiu TODOS os jogos de ação em 3a pessoa de hoje. Alguns bons, outros completamente lixos. E isso não vai parar agora...

Voltando sobre os filmes de jogos, ainda tem alguns para sairem nesse ano e nos anos vindouros. Já está confirmado e em final de produção o filme de Prince of Persia. Mas Metal Gear, Castlevania, Halo, Gears of War, God of War, Dead Space, mais um Resident Evil (infelizmente), Assassins Creed e até mesmo Onimusha são os projetos que andam na cabeça do povo de Hollywood. Se eles vão sair, só o tempo dirá!

VLW!!!

2 comentários:

Kamen Rider Negatis disse...

Ei Cris, vou dar minha opinião comparando com o que você escreveu como sempre faço (pq sou pau no cu e tenho que comparar as coisas):
Realmete, idéias novas não vendem. Tanto filmes bons quantos jogos bons novos não vendem se forem franquias novas (dois bons exemplos são os jogos No More Heroes e Mad World, que venderam ruim pra caralho, a diferença entre eles é que os produtores de NMH deram uma segunda chance a ele e fizeram uma sequência, que vendeu horrores enquanto Mad World vai ficar no esquecimento).
Não se fazem mais filmes feitos apenas pra nos divertir, agora eles tem que vender. Infelizmente ainda tem muito pateta que encorajam os produtores a fazer filmes imbecis usando nomes famosos, pois esses patetas compram filmes e jogos só pelo nome.
Ah, quanto aos comics estarem fazendo mais sucesso que no passado: Não, eles estão cada vez mais perdendo público e muitos quadrinhos estão sendo cancelados (Quase METADE dos heróis da Marvel perderam revistas e estão aparecendo de vez em quando nas revistas dos outros). E exatamente esse o motivo dos filmes de Comics: Tentar fazer eles voltarem a ter a fama de antes (e estão conseguindo, Iron Man que o diga).

"Todo o pessoal estava desistindo de pensar em histórias novas! Por que ter o trabalho de escrever mais de 10,000 páginas se isso já foi feito e está ali, só esperando para ser comprado?"

Pena que eles nunca se dão o trabalho de ler os roteiros dos jogos e ficam enfiando histórinhas água-com-açucar no cinema, e o pior: muitos diretores ainda tem a cara-de-pau de dizer que os filmes de jogos não são feitos pros jogadores, mas pra quem não conhecem os jogos (Porra, o público-alvo deles deveriam ser os jogadores, quem não conhece poderia conhecer com um filme fiel ao jogo, já que os roteiro deles são melhores trabalhados que muito filminho B por aí, não acha?).
Na parte dos filmes de Comics eu concordo com você, menos no filmes do Homem-Aranha (que deveria ser cômico, não dramático).

"Ou que eles desistissem de uma vez de fazer filmes de jogos e deixassem para os japoneses fazerem tudo em Animação, como ficou o Final Fantasy VII e o Resident Evil."

Com certeza, outras produtoras de jogos, como a Namco e a SEGA, deveriam entrar nessa onda e encorajar outas produtoras a fazer seus próprios filmes de jogos (A Nintendo tá fazendo, mas nenhum saiu fora do japão por serem de jogos que não sairam pra cá).
Mas acho que você foi meio injusto com Shrek. Eu também acho uma merda, mas sei que a qualidade da animação dele é ótima (não melhor que Advent Children, mas melhor que aquele Resident Evil de CG de Game Cube é com certeza), e acho que os produtores dele deveriam tentar, pelo menos uma vez, fazer um filme em CG mais sério em vez de mais um filme infantil sobre ogro tosco que parece o Bussunda.

Eu estou muito confiante com esse Prince of Persia por que o criador da franquia está ajudando na produção (então só vai ficar ruim se ele quiser) e pelos trailers parece estar bem fiel ao game (tanto na caracterização dos personagens e cenários quanto ao roteiro).
Já quanto a Metal Gear (Tentaram oferecer 40 miliões de dólares e a cadeira de diretor pro Kojima, mas ele recusou falando que com isso ele só conseguiria fazer um curta medíocre de 10 minutos, não um filme de Metal Gear), Castlevania, Halo, Gears of War, God of War, Dead Space, Assassins Creed e Onimusha me dão muito medo de serem verdade.
Ah, e não vão fazer mais UM Resident Evil, e sim DOIS. Acho que devem pagar muito bem pra Capcom continuar vendendo os direitos de uma de suas franquias mais famosas pra um diretor qualquer ficar fazendo filmes pra sua esposa atuar.
Só pra não esquecer: os direitos de Shadow of The Colossus e Space Invaders já foram adquiridos por produtoras de Hollywood.

uchihaitachi_otaku disse...

Nossa, realmente...

Sobre Homem-Aranha, eu tb concordo q deveria ser algo comico. Mas eu nao fazia ideia q NAO era, pois nao assisti os filmes.

E sobre Shrek, eu nao quis dizer q a animação eh ruim. Bem pelo contrario na real. Eu sei q a animaçao eh boa. Mas o problema eh o fato desses filmes SEMPRE serem de comédia (e uma comédia q eu acho TOSCA PRA CARALHO).

Vlw por perder tempo por ler *-*