domingo, 20 de dezembro de 2009

Notas verdadeiras ou Mentiras necessárias?

Hoje eu vou ser bem direto no que quero retratar. Quantos sites existem com "notas" nos jogos. Você sabe... Nota de crítico. Se um jogo eh realmente bom, vale um "9", se é ruim, vale um "4". E assim por diante.

Revistas, sites e videos-análises são feitas disso. É o foco. Mas as vezes, você mesmo acha que a nota que eles aplicaram não foi tão justa assim. TODO mundo já passou por isso. As vezes, quando você gosta muito de um jogo em específico e ele ganha uma nota baixa, você tende a reclamar. Isso é normal. Depois de analizarmos bem e vermos os erros e as possibilidades que o jogo tinha para ser melhor, damos o braço a torcer por aquela nota baixa. Mas tem gente que exagera não é?

Vou fazer o seguinte: Vou pegar alguns dos principais jogos que eu gosto e outros que são os mais populares e colocar 3 notas. A primeira nota vai ser do site Gamespot. A segunda vai ser do site MetaCritic. E por fim, a terceira vai ser a MINHA nota. Vamos lá!

Final Fantasy IX - 8,5 - 9,4 - 9,5 : como já falado em posts antigos, FFIX é um dos meus RPGs preferidos. O MC acertou em sua nota, já eu achei que o GS foi meio sacana...

Xenosaga 3 - 8,0 - 8,1 - 9,0 : gráficos melhorados, sistema de combate melhorado, sistema de armas melhorado. Por que não subir a nota?

Devil May Cry 3 - 8,6 - 8,4 - 8,9 : sempre foi, e sempre será um dos jogos de ação que mais me cativou. Mas coisas como mudança repentina de dificuldade diminuem a nota.

Midnight Club 3 REMIX - 8,2 - 8,5 - 9,0 : um dos únicos jogos de corrida que eu cheguei ao final... Merece uma boa nota.

Final Fantasy Tactics - 8,9 - 8,3 - 10,0 : ainda é o melhor RPG-tático existente. Quero saber o por que do 8,3 do MC...

Okami - 9,0 - 9,3 - 9,5 : o melhor jogo de aventura para o PS2. A nota foi alta em ambos o sites. Ainda bem...

Castlevania Symphony of the Night - 8,9 - 9,3 - 9,7 : eu não entendi o GS. Ele falou "Possivelmente o melhor jogo side-scrolling já feito". Mas... Com essa nota???


Killzone - 6,9 - 7,0 - 8,8 : eu fiquei impresionado com essas notas... Ta certo que o jogo tem alguns erros que poderiam ter sido facilmente corrijidos, mas ainda sim...

Dead or Alive 2 - 8,9 - 9,1 - 9,0 : Uma nota alta! É isso ae!!!

Silent Hill Origins - 6,0 - 7,0 - 9,0 : A GS deu essa nota por causa dos controles... Eu não achei erro nenhum neles...

Resident Evil 2 - 8,9 - 8,9 - 9,4 : O melhor RE já criado só não merece 10 por causa da movimentação confusa das mãos dos personagens quando eles estão dialogando.

Fatal Frame 3 - 7,6 - 7,8 - 8,9 : História cativante e o fato de você descobrir que o terceiro jogo liga os fatos do primeiro e do segundo fazem desse game um dos mais inteligentes em storyline.

Agora os mais populares e/ou novos:

Resident Evil 4 - 9,3 - 9,6 - 7,0 : A reinvenão tirou todo o quesito "terror" da série, o que me deixou bem puto. Um excelente jogo de ação, um péssimo RE.

Final Fantasy XII - 9,0 - 9,2 - 3,0 : Nunca entenderei o interesse dos antigos FF Fãs por esse lixo... Ganhou 3,0 ainda por que tem um gráfico bonito. E só.

Grand Theft Auto IV - 10,0 - 9,8 - 9,5 : O mais imprensionante jogo de livre-ação já feito. As expassões ainda o ajudam a melhorar e expandir esse quesito.

Call of Duty 4 - 9,0 - 9,4 - 8,7 : Ganhar o prênio de Melhor Jogo do Ano fez a Activision querer lançar o segundo desse. é um excelente jogo de FPS, mas eu não gosto de REALISMO DEMAIS nesse tipo de jogo.

Gears of War 2 - 9,0 - 9,3 - 8,0 : O quanto de Hype esse jogo fez? Vocês se lembram não é? Pois é... Eu jurava que iria ser "O jogo", e acabei vendo que ele é repetitivo e me da dor de cabeça...

Midnight Club Los Angeles - 7,5 - 8,1 - 7,3 : O jogo tinha tudo para ser bom, se não fosse a dificuldade extrema e o fato da polícia ser bugada de tão impossível de se escapar.

Super Smash Bros. Brawl - 9,5 - 9,3 - 8,0 : Um jogo de luta para aqueles que não precisam saber jogar algum jogo de luta. O controle é diferente e o jogo não é focado em combos. Com certeza, um dos melhores jogos do Wii, já que ele não é TOTALMENTE casual.

Mario Party 8 - 6,5 - 6,2 - 8,9 : Eu não joguei nem o 4, 5, 6 ou 7. Mas eu não achei o 8 tão ruim... Ele continua me divertindo como divertia no N64...

Killzone 2 - 9,0 - 9,1 - 9,8 : Um dos melhores FPSs que eu já vi (e olha que eu nem cheguei a jogar). Gráficos fudidos de bom, engine boa e Multiplayer que não te enjoa nunca. Pena que não tem mais Splitscreen com Bots...

Unreal Tournament 3 - 8,5 - 8,3 - 9,4 : Isso sim é um jogo de FPS das antigas! Exploda o inimigo em 1000 pedaços, veja e tome sangue, metralhe até o infinito ou atropele alguém com qualquer veículo! YEAH!!!

Borderlands - 8,5 - 8,3 - 9,0 : Primeiro RPG FPS que me impolgou mesmo. Por ser grande, ele tem alguns problemas com bug e inimigos com regeneração de vida ridícula de rápida. Mas vale muito a pena!

God of War - 9,3 - 9,4 - 8,0 : É um jogo fascinante mesmo. Se não fosse uma cópia melhorada de Devil May Cry eu daria uma nota mais alta...

Perceberam que eu falei bem mais dos FPSs? Pois é, hoje em dia, praticamente metade dos jogos lançados são desse gênero. Por que? Porque é isso que está dando dinheiro nos EUA e na Europa. Os japoneses ainda preferem os RPGs ou aqueles jogos completamente sequelados (a maioria vindos da Nintendo). E isso vai continuar por algum tempo, podem anotar!

Vlw cambada! A gente se vê (ou não) na próxima!


6 comentários:

Kamen Rider Negatis disse...

Atualmente eu nem procuro mais reviews e notas de sites, revistas, whatevers.
Tem muito jogo bom com nota baixa por motivos pessoais (já vi um cara falar que Earthbound é ruim pq não é Chrono Trigger...), assim como jogos mediocres que recebem boas notas por serem de franquias famosas (Final Fantasy XII ganhar 40/40 da famitsu? ECA!).
No mais concordo com a maioria dos seus comentários, rpincipalmente sobre RE4 (e acho que o pessoal do gameSpot odeiam jogos 2D pela nota do Symphony, mesmo eles considerando o melhor jogo side-scroll...). E você só deu 8 pra Brawl pq não sabe jogar ^_^ (não me bate...).

Ikari disse...

Po, dar nota baixa pro Earthbound por esse motivo eh pra caba mesmo...

E nao, dei a nota baixa pro SSB:B analizando ele como um jogo de luta em geral. Eu não saber jogar não influencia nisso. Ex: Eu sou viciado em KOF, mas o XII eh um lixo tão grande q eu nao consegui jogar direito.

Kamen Rider Negatis disse...

Calma, eu só falei zuando do você não saber jogar.
Voltando Resident Evil 4: Eu fiquei com muito mais nojo do jogo depois de assistir isso: http://www.youtube.com/watch?v=h_5kwX0LZAc&feature=related

uchihaitachi_otaku disse...

CACETE!!! Q diferente q ficou!!! Tipo... Q MELHOR q ficou... Parece um jogo de terror...

Kamen Rider Negatis disse...

Resident Evil É um jogo de terror.

uchihaitachi_otaku disse...

Correção: ERA um jogo de terror...